Lockers e lockdowns

Eu não sei você, mas tenho recebido tanta informação que me senti um bocado confuso. Tenho que avalia-las como empresário e como cidadão. As teorias são todas muito assustadoras e a gente sabe que na prática vai ter que enfrentar tempos difíceis de um jeito ou de outro.

Claro que a primeira coisa que vem à mente é que todo mundo precisa de uma estratégia para colocar seu negócio bem posicionado para enfrentar uma crise ou para sobreviver a um pós-crise. A competitividade ou a necessidade em atender as altas demandas sem perder qualidade aumentam, os riscos crescem e os gurus aparecem dizendo tudo que você tem que fazer. Olhando de cima não é muito diferente dos tempos normais, só que com mais medo e mais pressão para as coisas funcionarem direito.

Escolher estratégias criativas é dispensável apenas em dois casos: ou você tem um produto essencial (comida e papel higiênico) ou tem um produto que preenche uma nova necessidade (o exemplo óbvio seria máscara e álcool gel). Algumas necessidades novas parecem esbarrar na fabricação de novos medos e, neste caso, se a informação não for bem clara, os argumentos podem soar imprecisos. E não parece legítimo seguir um caminho de medos fabricados com tais omissões.

Em tempos de recomendação de isolamento, evitar a proximidade física com outra pessoa pode tanto ser percebido como essencial, quanto resultado de medo em excesso. Depois de uma rigorosa observação das cadeias de suprimentos, em última análise, se os números de contágio aumentarem, a desconfiança do cliente em relação ao fornecedor poderia chegar a tal ponto que ele não adquirisse mais nada.

Mas ele precisa de algumas coisas, certo? O essencial de cada um varia muito! E todo mundo quer ser essencial para alguém.

O locker inteligente é a ferramenta ideal para fazer com que duas partes de um negócio se encontrem no mesmo espaço, porém em tempos diferentes. E a utilidade desta “máquina do tempo” tem sido experimentada e admirada para que a incerteza inicial caia por terra.

Por causa deste sucesso, no momento prefiro acreditar num cenário em que nosso produto se mostre útil para muito além das desconfianças, tanto as do dia-a-dia quanto as que aparecem nesses momentos difíceis. Máquinas inteligentes não são nada sem humanos responsáveis operando nas pontas.

Fique em casa… e pense… conviva… se informe… trabalhe… e entenda.